Entender o que é o Ponto de Pedido é de extrema importância na gestão de armazenamento de produtos, com isso, é possível se antecipar a qualquer problema futuro causado seja pelo aumento da demanda ou por prazos não cumpridos por fornecedores.
O que é o Ponto de Pedido?
Trata-se da definição de um momento para que seja feita a reposição de produtos em estoque, a fim de evitar desabastecimento. Pode ser uma data pré-definida ou um ponto em número de produtos em estoque onde, a partir dali a reposição é feita.
O ponto de pedido se faz necessário para evitar a ruptura de estoque, assim prevenindo perda de faturamento ou insatisfação dos clientes devido à falta de produtos.
O cálculo de ponto de pedido depende de alguns fatores importantes como:
Estoque de Segurança; Quantidade de produtos reservada para possíveis imprevistos como, alterações na demanda, atrasos ou qualquer problema com fornecedores.
Previsão da Demanda; Plano de gestão onde há um estudo para determinar a demanda futura de produtos, podendo assim antecipar da forma mais próxima possível a quantidade de estoque necessário em um período no futuro.
Lead Time (Tempo de Espera) dos fornecedores; Tempo necessário desde o momento do pedido até o recebimento dos produtos, ou seja, o período total de inicialização de compra até a entrega do produto.
Com os 3 fatores é possível calcular o ponto de pedido da seguinte forma:
Ponto de pedido = Estoque de Segurança + (consumo médio x lead time ou prazo de entrega do fornecedor)
Supondo que o Estoque de Segurança seja de 1000 unidades, o Tempo de Espera do fornecedor seja de 10 dias e o consumo médio seja de 100 unidades ao dia:
Ponto de Pedido = 1000 + (100 x 10)
Ponto de Pedido = 2000
Neste caso, quando o estoque alcançar 2000 unidades, é necessário fazer um novo pedido aos fornecedores.
A DEX é especialista em gestão de armazenamento, em breve, teremos publicações a respeito de mais assuntos relevantes sobre logística e transportes.